16/12/2015
Reunidos em Assembleia Geral em Vitória na sede do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do Espírito Santo, os Diretores da FENABCI Senhores Rafael e Vilmar, representando o Rio Grande do Sul, Samuel representando Santa Catarina, Derivaldo representando São Paulo, Juliano representando Minas Gerais, Santos representando a Bahia, Zilvan e Paulo C Dutra representando Espírito Santo, abriram oficialmente os trabalhos da Federação após sua homologação no Ministério do Trabalho. Foi uma árdua jornada de longos anos, que exigiu muito esforço de todos os envolvidos para se atingir o objetivo fim que foi alcançado no dia 1º de dezembro, quando finalmente foi publicado o registro da FENABCI.
O Ilustre Governador do Estado do Espírito Santo Dr. Max Freitas Mauro que governou o Estado de 1987 a 1991, palestrou para os participantes, sendo um entusiasta do sindicalismo, utilizou de sua história de vida desde a época de seu pai que militou contra a Ditadura Militar, até os dias atuais, fazendo conexões entre o passado e nossa realidade contemporânea, onde os sindicatos são de extrema importância no fortalecimento da união nacional contra os corruptos e malfeitores da nação brasileira. “Os sindicalistas são formadores de opinião e defensores das classes oprimidas e não podem sucumbir a ganância e desvalorização do homem que se vende por ninharias. Os sindicatos são a esperança de um braço forte contra a política corrompida de nosso Estado.” (Dr. Max F. Mauro).
O Presidente da FENABCI Sr. Derivaldo (SP) abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e passou os trabalhos ao Secretário da FENABCI Sr. Samuel que deliberou a Assembleia. Por tratar-se do 1º encontro nacional após a publicação do registro no MTE, esta reunião teve um caráter mais comemorativo, onde todos os Diretores tiveram direito a palavra para externar seus sentimentos de vitória e felicidade por mais esta conquista de nossa categoria.
Mas não foi apenas comemoração que se sucedeu este encontro, os Diretores definiram várias metas para 2016. Destacamos as principais que são iniciar convenções coletivas nos estados onde a categoria está inorganizada ou o sindicato ainda não tem seu registro homologado no MTE. Começando pelo Espírito Santo e na sequencia os demais Estados. Foi definido que a cada 90 dias os Diretores da FENABCI devem se reunir para avaliar os trabalhos e readequar as estratégias, outro ponto que será tratado pela Federação será na questão da legislação, constituindo se uma frente de trabalho para acompanhar os projetos de nível nacional e nos estados.
Ficou definido pelo grupo que em fevereiro de 2016 a Diretoria deve se reunir novamente agora para ouvir os demais líderes sindicais que ainda não estão filiados a FENABCI e juntos traçar metas de auxílio mútuo na defesa dos direitos trabalhistas e sociais de toda categoria Bombeiro Civil.
A FENABCI será filiada a UGT, conforme deliberado nesta Assembleia.