07/12/2015
Desde 2012 estamos na luta pelo reconehcimento de nossa Federação. Após inúmeras indas e vindas, finalmente o Ministério do Trabalho e Emprego publicou no Diário Oficial desta terça feira (01/12/2015) a carta sindical de nossa Federação Nacional.
"A FENABCI será mais um instrumento a serviço de nossa categoria profissional, nas lutas pela defesa de nossos direitos trabalhistas e interesse sociais e políticos. Atulamente os Bombeiros Civis sofrem com a opressão dos empresários e dos Bombeiros Militares, que tentam mitigar nossas forças, com intúito de enfraquecer a categoria. A união de todos os sindicatos de Bombeiros Civis, forjou no fogo da verdade e da justiça uma instituição robusta com poder político para manter o crescimento de nossa categoria" (Samuel - Secretário)
"Foi uma luta árdua, no entanto vencemos mais esta etapa. Agora que a FENABCI está oficialmente reconhecida pelos órgãos competentes, podemos iniciar nosso projetos de crescimento e organização da categoria dos Bombeiros Civis. Nosso desafio é colossal, sabemos que temos muito a fazer. Precisamos auxiliar os sindicatos e principalmente dar apoio técnico aos trabalhadores que ainda estão inorganizados. A FENABCI está aberta a todos os Bombeiros Civis, e desejamos que mais sindicatos venham a fazer parte de nossa Federação. Aproveito para parabenizar a toda Diretoria da FENABCI que me confiaram a presidencia e parabenizar a todos os Bombeiros Civis por mais esta conquista" (Derivaldo - Presidente).
A FENABCI está constituída por representantes dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, de Minas Gerais, da Bahia e do Espírito Santo.
No dia 11 de dezembro, em Vitória no ES, ocorrerá o primeiro encontro dos Diretores da FENABCI para traçar as ações da Federação em 2016. Será o primeiro encontro oficial da FENABCI regulamentada.