20/11/2014
O encontro ocorreu por convocação da FENABCI que chamou todos os Presidentes de sindicatos de Bombeiros Civis do Brasil para discutir a atual situação da categoria;
Em pauta foi abordado três temas:
- Situação dos pedidos de Carta Sindical
- Leis estaduais que estão alterando o nome da profissão e interferindo na atividade profissional da categoria;
- Projeto de emenda de lei (PEL 7085/10) que busca mudar a Lei 11901/2009 para Substituir o nome "BOMBEIRO CIVIL" por "BRIGADISTA PARTICULAR".
Após inúmeras discussões e intervenções foi decidido:
CARTA SINDICAL: Todos os sindicatos com pendÊncias deverão encaminhar a FENABCI o protocolo do pedido de registro do sindicato e uma procuração para que a assessoria jurídica da Federação faça o levantamento destas situações e decida qual caminho jurídico deva ser seguido;
LEIS ESTADUAIS: A FENABCI vai convidar os OFICIAIS COMANDANTES DAS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS MILITARES de todo Brasil para uma reunião e tentar uma negociação que seja viável para ambas as partes. A data da reunião ainda não foi decidida.
PEL 7085/10 - ALTERA O NOME BOMBEIRO CIVIL PARA BRIGADISTA PARTICULAR: a FEBABCI vai emitir um documento repudiando este projeto que já foi apreentado e discutido no Congresso Nacional e 20010 e foi vetado pela Presidência da República. Por tratar-se de matéria idêntica, este documento sevirá de subsídios para que cada Presidnete de Sindicato de cada estado faça uma campanha política com cada Deputado Federal e Senador de seus respectivo Estado solicitando o arquivamento desta PEL.
Participaram do encontro:
Derivaldo - Sidnicato de São Paulo
Samuel - Sindicato de Santa Catarina
George - Sindicato da Bahia
Antonio - Sindicato do Paraná
Magno - Sindicato do Goiás
Mendes - Sindicato do Amazonas
Marcio - Sindicato do Pará
João Paulo - Sindicato do Rio Grande do Norte
Mourão - Sindicato do Tocantins
Zilvan - Sindicato do Espírito Santo
Julio - Sindicato do Rio de Janeiro
Juliano - Sindicato de Minas Gerais
REGISTRA-SE QUE O COMPANHEIRO MAURÍCIO DO SINDICATO DO CEARÁ SOFREU UM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO A CAMINHO DO AEROPORTO, RAZ~]AP PELA QUAL NÃO PODE ESTAR PRESENTE NO ENCONTRO.
DESEJAMOS BOAS MELHORAS AO COMPANHEIRO MAURÍCIO.