22/05/2014
Sr. Adenilson Roberto Coelho que atua como Bombeiro Civil no aeroporto de Joinville, apresentou entre os dias 18 a 21 de maio de 2014 na cidade de Bento Gonçalves – RS, no 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica a continuação do seu projeto de Iniciação Científica que estuda a substituição parcial do agregado miúdo (areia) pelo resíduo de fundição proveniente do processo de fundição da indústria, para a produção de argamassas de revestimento e assentamento de tetos e paredes.
Segundo Coelho, o projeto intitulado ANÁLISE DA RETENÇÃO DE ÁGUA EM ARGAMASSAS COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE FUNDIÇÃO tem por finalidade analisar o quanto de água será retida na argamassa, uma vez que a perda excessiva da água pode interferir diretamente nas reações químicas dos aglomerantes (Cimento e Cal) no interior das argamassas, uma vez que necessitam de quantidade adequada de água. A resistência mecânica, a aderência e a durabilidade são propriedades que dependem da retenção de água da argamassa.
Sendo assim, considera-se viável à incorporação do resíduo pó de exaustão de fundição em argamassas de revestimento e assentamento nas proporções estudadas com relação à propriedade de retenção de água, haja visto que a utilização de resíduos de fundição em materiais de construção civil com especial aplicação nas argamassas de revestimento e assentamento visa o retorno destes a cadeia produtiva, contribuindo de forma indireta a conservação do meio ambiente.
Adenilson Roberto Coelho é graduando da 5º fase do curso de Engenharia Civil e bolsista do Programa de Incentivo à Pesquisa – PROINPES do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville – SC. Trabalha sob a orientação da professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil Drª Helena Ravache Samy Pereira.